A história da tabela periódica
05/2014
Sumário
1. Introdução 2
2. O início 3
3. Primeiras tentativas 4
4. Dmitri Medeleiev, pai da tabela 5
5. A tabela periódica atual 6
6. Dados disponíveis na tabela 7
7. Conclusão 8
8. Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho traz informações sobre a tabela periódica, desde sua história á sua utilidade. Ás informações contidas aqui buscam responder as questões dadas em sala pela professora Jucemara Sartoni.
O início
A tabela periódica em si, só começou a se formar na Idade Moderna, porém na Antiguidade, os gregos já tinham curiosidade sobre as matérias que formavam este mundo. Eles acreditavam que tudo era proveniente do fogo, da água, do ar e da terra. Este pensamento sobreviveu ás escuras durante a Idade Média, com os alquimistas que buscavam, principalmente, transformar metais menos valiosos em ouro. A partir de 1669, com a descoberta do elemento químico fósforo, pelo alquimista Henning Brand, começou se a explorar e investigar este e outros elementos mais afundo para assim, poderem ter uma utilidade, com isso a alquimia e seus misticismos perdiam força e a química surgia, com base em conhecimentos mais concretos. Conforme o tempo foi passando, mais elementos químicos eram descobertos, principalmente durante o século XVIII e isso começou gerar problemas e criou se, então a necessidade de uma organização dos elementos químicos. Assim, no século XIX em diante inúmeros pesquisadores e estudiosos tentaram desenvolver algo que organizasse os elementos químicos.
As primeiras tentativas
Primeiramente, os estudiosos separaram aqueles materiais em metais e não-metais, essa foi a primeira classificação dos elementos químicos. Em 1817, o químico alemão Johann Döbereiner criou outra classificação, no qual chamou a de Lei das Tríades. Döbereiner passou aprestar atenção em alguns elementos como