Historia da tabela periodica
Historia da tabela periódica
Dmitri Ivanovich Mendeleev foi um químico russo que desenvolveu a primeira versão da tabela periódica. Embora outros cientistas tivessem percebido propriedades comuns a vários elementos químicos, foi ele quem enunciou a lei periódica de forma bastante precisa.
Mendeleev nasceu na cidade de Tolbosk, na Sibéria em 1834. Concluiu seu doutorado pela Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866.
A tabela de Mendeleev serviu de base para a elaboração da atual tabela periódica, que além de catalogar os 118 elementos conhecidos, fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um. Seu trabalho foi homenageado ao classificarem o elemento de número atômico 101 como Mendelévio.
A descoberta dos elementos quimicos foi o primeiro passo para a contrução da tabela periodica. O primeiro elemento a ser descoberto foi o fosforo, em 1669, pelo alquimista Henning Brand. Com o avanço dos elementos descobertos os cientistas começaram a desenvolver metodos de classificação da tabela periodica, a primeira classificaçãofoi em metais e não metais. Os elementos químicos que tinham suas massas atômicas conhecidas foram organizados em uma lista formulada por John Dalton no início do século XIX. Em 1829, Johann Wolfgang Döbereiner teve a idéia de agrupar os elementos em três (tríades). Vários cientistas procuravam agrupar os átomos de acordo com algum tipo de