Historia da tabela periodica
Disciplina: Química
Professor (a): Carolina
Integrantes: Gabriel Resende Miranda Pedro Henrique Chagas
Tema: História da Tabela Periódica
Disciplina: Química
Professor (a): Carolina
Introdução
A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo suas características. Até 1800 aproximadamente 30 elementos eram conhecidos; nos dias de hoje a Tabela Periódica consta de 109 elementos.
Com a Tabela Periódica podemos analisar uma série de propriedades dos elementos. Um químico sempre a tem em mãos.
O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos, como, por exemplo, ocorre com as fases da lua, que mudam durante o mês e se repetem mês após mês.
A base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita por Mendeleev.
A Tabela Periódica atual é formada por 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.
História
A historia da Tabela Periódica se inicia em 1817 com as “lei das tríades” previstas por Johann Wolfgang Döbereiner terminando com a disposição sistemática de Dmitri Mendeleiev e Lothar Meyer.
Tinha um pré-requisito necessário para a criação da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Apesar do fato de alguns elementos químicos já serem conhecidos desde a antiguidade como, por exemplo, o ouro (Au) e bronze (Cu). A primeira descoberta de um elemento químico só veio a acontecer em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fosforo.
Durante os