Diagnóstico organizacional
Rejane M Reis*
Resumo
O presente artigo pretende mostrar a importância do diagnóstico estratégico, as formas de coleta de dados, o que é necessário para executar um diagnóstico, e a influência dos ambientes interno e externo onde a organização está inserida. Para isso, foi feito um estudo dos textos apresentados no “moodle” da disciplina Laboratório de Gestão, do curso de Administração, modalidade à distância, ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de pesquisa em textos e artigos, relacionados ao diagnóstico estratégico, na internet.
Palavras chaves: Diagnóstico, Organização, Ambientes externo e interno.
1. Introdução
Quando se deseja manter uma empresa competitiva, devemos estar sempre zelosos da situação que a empresa se encontra quanto aos seus aspectos externos e internos. Para isso, o planejamento estratégico deveria ser um dos itens de preocupação constante dos administradores, o que nem sempre ocorre. Geralmente, os gestores só se deparam com o planejamento estratégico após uma determinada situação, geralmente negativa, enfrentada pela organização. Para um correto planejamento estratégico, o primeiro passo é o diagnóstico estratégico.
_________________
* Trabalho realizado pela aluna do Curso de Administração à Distância, SC.
É através do diagnóstico estratégico que se obtêm informações sobre os pontos fortes e fracos (ambiente interno) e ameaças e oportunidades (ambiente externo) da empresa. O ambiente interno é tudo aquilo que ocorre dentro da empresa e pode, por ela, ser controlado. Já no ambiente externo, depara-se com situações alheias ao controle da empresa, situações que a empresa não pode controlar. O diagnóstico estratégico, mais do que simplesmente mostrar a realidade da empresa em um determinado momento, permite ao administrador a possibilidade de trabalhar com resultados futuros. Ou seja, em posse dos dados levantados através do