Diagnóstico Organizacional
QUESTIONÁRIO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
1 – Qual a definição de Diagnóstico Organizacional e o que o seu grupo entende sobre essa definição?
O Diagnóstico Organizacional é o processo pelo qual se busca obter uma avaliação do estágio em que se encontram as práticas de gestão empresarial, sob o ponto de vista da interação dos indivíduos com a organização, visando obter a melhor condição para maximização do potencial humano da empresa.
Através da definição entendemos que o Diagnóstico Organizacional consiste na primeira etapa de um processo de consultoria e visa proporcionar à organização as condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.
O objetivo geral de um diagnóstico organizacional é apresentar um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada na empresa, para que com este conhecimento seja possível definir uma outra realidade que represente de maneira segura os objetivos e metas que norteiam a organização. Destaca-se, então, que o conhecimento a respeito do ambiente numa empresa é a base para a elaboração de estratégias de ação e de intervenções nesse ambiente.
2 – Quais são as premissas de um diagnóstico? Explique cada uma delas.
O diagnóstico é um importante momento de reflexão para toda a organização.
O Diagnóstico Organizacional é um processo de avaliação sistêmica da empresa que busca identificar as variáveis que influenciam o desempenho organizacional. Dessa forma, este instrumento permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos.
O diagnóstico deve indicar a profundidade da gestão.
Através do diagnóstico é possível avaliar o potencial de mudança, cultura organizacional, valores da organização, estilos de liderança, estruturas de poder, fontes de conflito