Hipertireoidismo
Tireóide
A tireóide é uma glândula, com 15-30 g, localizada no pescoço anterior ao nível das vértebras C5 até T1, em frente à traquéia, e é imediatamente inferior à laringe (e à proeminência da cartilagem tireóide). Ela está recoberta por músculos do pescoço e pelas suas fascias.
Tem forma de H e é constituída por dois lobos unidos por um istmo. Tem cor vermelha escura. Está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo.
A tireóide é um órgão muito vascularizado, rica em capilares sanguíneos e linfáticos. O seu suprimento sanguíneo é das artérias tireóideas superiores (ramos das artérias carótidas externas) e artérias tireóideas inferiores (ramo das artérias subclávias
A tiróide é uma glândula endócrina, localizada no pescoço abaixo da maça de Adão. Produz hormonas tiroideias como a tiroxina, calcitonina e triiodotironina que regulam a velocidade do metabolismo do corpo. A tiróide necessita de iodo, existente na alimentação e água, para segregar as hormonas.
Sinônimos e Nomes populares:Tireóide, excesso de funcionamento da tireóide, ter tireóide ("minha tia tem tireóide")
Hipertireoidismo
O hipertiroidismo é uma doença provocada pela hiperactividade da hormona da tiróide, tendo como consequência a produção excessiva das hormonas. Se não for diagnosticada e medicada, pode desencadear complicações graves em vários órgãos.
Ou seja é o Conjunto de sinais e sintomas decorrentes do excesso de hormônios da tireóide. Pessoas com hipertireoidismo têm excesso de hormônio tireoidiano porque a tireóide produz mais hormônios que o normal. Isso faz com que todos os processos metabólicos do corpo funcionem de forma acelerada. O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que se encontram aumentados) e do hormônio que regula a tireóide, o TSH (que se encontra diminuído).
.
Pessoas atingidas
Pode ocorrer em ambos os sexos, sendo mais frequente nas mulheres entre os