Resenha Comunicação Dirigida
“Comunicação dirigida escrita na empresa:teoria e prática” escrito por Cleuza G. Gimenes Cesca é a quarta edição com o intuito de realizar um estudo e apronfundamento na área de comunicação.
Nos quatro capítulos do livro, é explicitado a área de Relações Públicas, Organização, Comunicação escrita: impressa e eletrônico e também sobre texto redacional.
Capítulo 1 – Relações Públicas
O ínicio do livro é baseado em conceitos de Relações Públicas a Associação Brasileira De Relações Públicas define a área como um esforço consistente e contínuo da administração em seu nível mais alto para criar e manter uma boa relação entre a organização e seus públicos, seja eles direitos ou indiretos.
Após uma introdução, a autora começa a listar os agrupamentos espontâneos.
Os públicos, são grupos espontâneos com diversas visões e modos de enxergar uma mesma situação, agindo racionalmente, diversas pessoas podem fazer parte de variados públicos. Outro agrupamento citado foi a multidão, ao contrário do público é necessário uma maior aproximidade física, muitas vezes essa multidão acaba por deixar de lado o senso crítico e suas faculdades mentais. O último agrupamento citado foi a massa, sendo ela sem interação física, além de ser básico um evento estimulante, as pessoas podem ser parte de várias massas e também não perdem totalmente suas faculdades críticas. O item seguinte disserta sobre os públicos de Relações Públicas, os públicos podem ser internos, exeternos e mistos. Todas essas classificação contribuem para o mapeamento.
Ademais, é debatido o conceito de opinião pública, sendo a expressão dos diversos interesses de vários públicos, e como se optem a opinião pública. E é caracterizada como uma opinião coletiva , um consenso. Assessoria e consultoria, pesquisa, planejamento, execução e avaliação são as atividades listadas no capítulo para as Relações Públicas.
É destacado no livro sobre a