EXERCICIO RESENHA 2
Estudamos vários aspectos sobre resenha, entre eles a estrutura de uma resenha crítica de caráter/crítico cientifico. Sabendo-se que são os seguintes os elementos que compõem uma resenha dessa natureza:
1. Referência bibliográfica: Autor. Título da obra. Elementos de imprensa (local da edição, editora, data). Número de páginas. Formato.
2. Credenciais do autor: Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro ou artigo publicado.
3. Resumo da obra (digesto): Resumo das ideias principais da obra. De que trata o texto? Qual sua característica principal? Exige algum conhecimento prévio para entendê-Ia? Descrição do conteúdo dos capítulos ou partes da obra.
4. Conclusões da autoria: Quais as conclusões a que o autor chegou?
5. Metodologia da autoria: Que métodos utilizou? Dedutivo? Indutivo? Histórico? Comparativo? Estatístico? Que técnicas utilizou? Entrevista? Questionários?
6. Quadro de referência do autor: Que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo teórico utilizado?
7. Crítica do resenhista (apreciação): Julgamento da obra. Qual a contribuição da obra? AB ideias são originais? Como é o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista?
8. Indicações do resenhista: A quem é dirigida a obra? A obra é endereçada a que disciplina? Pode ser adotada em algum curso? Qual? Após a leitura sobre os elementos componentes de uma resenha crítica, leia com atenção a resenha abaixo. BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2002. 95p. (Série Princípios, 12).
Izidoro Blikstein é professor adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGVICAESP; consultor da FAPESP e professor titular de Linguística e Semiótica da USP. Publicou oito artigos completos em periódicos, dois livros e ainda orientou mais de dez dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.
Após relatar a história cheia de tropeços de comunicação