Modelo prático de resenha
Resenha
1 - Que é Resenha - Para estabelecer comparações com outras obras exige-se conhecimento sobre o assunto. - Juízo de valor, avaliação: maturidade intelectual. - É um resumo crítico: permitem comentários e opiniões, julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área. - Avaliação da relevância da obra. - Geralmente são feitas por professores e especialistas. - Inclui: descrição, narração e dissertação. - Propriedades da obra, credenciais do autor, a resenha resume a obra. -Apresenta conclusões empregadas pela obra. - Discute o quadro de referências em que o autor se apoiou. - Avaliação da obra. - A quem a obra se destina ? - Capacidade de síntese, interpretação e crítica. - Leva o aluno à pesquisa e elaboração de trabalhos de pesquisa.
Resenha Crítica: - Linguagem em terceira pessoa (neutralidade) - Não se percebe a presença nem do emissor e nem do receptor.
Resenha: - Pode se referir a uma reunião, palestra, livros, peças teatrais, filmes. Há sempre um resumo crítico. - Oferece informações para o leitor para que ele venha decidir se consulta ou compra o original.
Compreensão do texto: - compreender o processo de comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, referente, repertório, interferências pessoais.
Análise Textual: - estudo do vocabulário; - verificação das doutrinas expostas; - sondagem de fatos apresentados; - autoridade dos autores citados; - esquema das idéias expostas no texto.
“Quem é o autor do texto?”
“Que métodos ele utilizou?”
Vocabulários
Conceitos utilizados
Assinalar as dúvidas
Referências históricas.
Análise Textual segundo Antonio Joaquim Severino (1985, p125): dividir o texto em Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Análise Temática do texto ou obra:
1 – De que