Didática
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Dr.Rerison Rodrigues De Oliveira.
Valparaíso – GO
2013
Introdução
O presente trabalho é resultado da pesquisa sobre alguns teóricos que contribuíram com a História da Educação em Geral, sendo eles: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski. Com base nos apontamentos individuais realizados para obter uma maior compreensão e conhecimento das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, refletimos suas teorias, chegando a entender que Freud dividiu o nosso desenvolvimento em fases, foi o pai da psicanálise, apresentou o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e logo após, chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e superego. Para Jean Piaget, as crianças se desenvolvem através de quatro estágios de capacidades cognitivas. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. A teoria de Jean Piaget é uma importante referência para entendermos o desenvolvimento e a aprendizagem humana.
Enquanto que Henri Wallon desenvolveu sua teoria sobre afetividade, Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa e Lev Vygotsky acreditava que não se pode separar o afeto do intelecto; ambos devem ser vistos como um todo, preocupou-se com a infância, na qual focou seus estudos no sentido de compreender o comportamento humano, buscando superar as