balística
Os conhecimentos e estudos sobre balística, bem como definições da direção do projétil, forças atuantes e sua cinética são de fundamental importância para o desempenho da atividade policial. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por finalidade apresentar as teorias, conceitos e classificações referentes a este assunto, apresentando as teorias a respeito da balística, bem como aspectos da mecânica do disparo. No desenvolvimento do trabalho serão apresentados também elementos do disparo, trajetória do projétil, desvios e atrito, assim como alguns cuidados e procedimentos quanto à remoção de projéteis. Dessa forma, pretende-se com essa pesquisa desenvolver os conceitos e classificações de maneira organizada, a fim de proporcionar um bom entendimento da parte teórica do trabalho sobre balística.
2BALÍSTICA
2.1 CONCEITOS
A Mecânica é a parte da física que estuda o movimento, assim como suas causas e efeitos. O estudo das leis gerais da Mecânica constitui a chamada Mecânica Racional. A Mecânica Aplicada se subdivide em Cinemática, Estática e a Dinâmica. (OLIVEIRA, GOMES & FLORES, 2001).
A Cinemática estuda os movimentos, independente das causas que os produzem. A Estática estuda as forças e os equilíbrios produzidos por elas. A Dinâmica, a seu turno, estuda as relações entre a força e os movimentos que as produzem.
Ciência que trata da propulsão, movimento e impacto dos projéteis. Tais fenômenos podem ser estudados separadamente quando aplicados a armas de fogo. A balística é dita exterior, interior e terminal, conforme trate, respectivamente, dos fenômenos que ocorrem dentro do tubo disparador do projétil da trajetória do mesmo e de seu impacto ao atingir o alvo. (Enciclopédia Barsa, 1998)
A Balística é uma parte da física, compreendida dentro da Cinemática e da Dinâmica, que estuda o movimento dos corpos e projéteis no espaço. Por projétil entende-se todo o corpo que se desloca livre no