Relatorio Fisica Experimental ufmg Leis de Kirchhoff
-Resumo Neste experimento, determinamos a equação da trajetória do lançamento de uma esfera por uma calha, por meio do uso de uma câmera de vídeo e programas de computador. A partir disso, determinamos a inclinação da rampa e a velocidade inicial ( ) da esfera:
Em seguida, verificamos os resultados obtidos comparando com ponto de contato da esfera com o solo e substituindo o valor na equação do gráfico. Os resultados foram compatíveis.
-Introdução
O movimento de um projétil pode ser analisado na direção horizontal e na vertical (movimento bidimensional), sendo um movimento uniforme na horizontal (x) e uniformemente variado na vertical (y). Isso resulta em uma trajetória parabólica.
Quando o objeto sobe, a velocidade inicial vai diminuindo até atingir um valor mínimo no ponto mais alto da trajetória (vértice da parábola) e vai aumentando quando está descendo até atingir o solo (alcance do objeto).
Nesse experimento, temos como objetivos:
-registrar e analisar a trajetória real de um projétil;
-determinar o ângulo de lançamento, a velocidade inicial e o ponto de contato no chão;
-comparar os dados obtidos com o uso do programa com a distância percorrida pelo projétil até atingir o chão, para verificar a equação obtida.
-Teoria
Para analizar o movimento desse projétil temos que:
Como (ângulo de lançamento), e são constantes, esta equação é da forma: , que é a equação de uma parábola com
-Parte Experimental
Nesse experimento serão utilizados os seguintes materiais: canaleta para lançamento, anteparo retangular, folha de papel em branco, folha de papel-carbono, esfera de aço, régua, transferidor e câmera de vídeo. Primeiro foram ajustados o anteparo e a câmera para que o vídeo capturasse o ponto inicial e final da trajetória do projétil lançado. Para descobrir o ângulo de