Relatorio Pendulo simples
Desprezando-se as influências da resistência do ar, sabe-se que um projétil se move horizontalmente com velocidade constante e verticalmente seu movimento tem como única influência a força da gravidade local, resultando assim em uma trajetória parabólica.
Considerando a trajetória de um objeto lançado na superfície da Terra com uma velocidade v0 que faz um ângulo θ com a horizontal, o movimento deste projétil pode ser representados nos eixos cartesianos com a origem no ponto de lançamento. Sendo assim, as coordenadas x e y da posição do objeto, em função do tempo, são descritas pelas equação abaixo:
x(t) = v0 cosΘt y(t)= v0 senΘt – 1gt² 2
Trajetória de um projétil com velocidade v0
Objetivo:
Registrar e analisar a trajetória de um projétil.
Determinar o ângulo de lançamento, a velocidade inicial e o ponto de contato com o chão.
2- Procedimentos:
Material utilizado:
Canaleta para lançamento, anteparo retangular, folha de papel em branco, folha de papel-carbono, esfera de aço, trena, transferidor.
Foram feitos lançamentos preliminares no anteparo.
Para o registro de cada marca, foram feitos três lançamentos com o anteparo, a fim de minimizar erros. A primeira marca foi obtida encostando o anteparo na canaleta, correspondendo a origem do sistema de coordenadas (0,0). Para o registro completo da trajetória, o anteparo foi deslocado cerca de 2,5 cm ao