Trabalho sobre o que é o Efeito Hall
Para alguns materiais, não é possivel através de um simples teste de condutividade elétrica, determinar a concentração, mobilidade e tipo de seu portador de carga. Nestes casos utiliza-se os Conceitos do efeito hall. Que se relacionam através das equações de Hall.
O efeito Hall também possui grande potencial como mecânismo de ensaios não destrutivos, Os Ensaios Não Destrutivos são utilizados para avaliar a presença de descontinuidade que possam vir afetar a integridade de materiais em serviço. Por não afetar o normal funcionamento das peças nem as danificar.
Atualmente o efeito hall é utilizado como monitoramento e sensoriamento de equipamentos constituidos de materiais ferro-magnéticos, que hoje em dia são amplamente utilizados nas mais diversas indústrias.
Segundo ENOKIZONO, 1999. O uso intensivo de materiais ferromagnéticos dentro das aplicações na engenharia faz com que a perda de fluxo magnético seja uma das principais técnicas amplamente utilizadas para determinar a presença de descontinuidades tanto na superfície como também no seu interior.
As descontinuidades, como trincas e poros, geram uma pertubação no fluxo magnético, permitindo o sensoriamento através de sensores hall. Sensores Hall têm sido utilizados para detecção de tamanho e posição de trincas em materiais. Estes sensores são sensíveis também a detecção de falhas superficiais em materiais metálicos, principalmente sob excitação de corrente alternada (BI, 1998).
A aplicação do efeito Hall em sensoriamento pode ser encontrado em tacômetros, switches, medidores: de posição, inclinação, nível, pressão, espessura, corrente, tensão, potência, freqüência e campo magnético. Também podem ser encontrados na indústria de aviação, utilizados em avaliações não destrutivas, detectando fissuras em materiais (KOSMASSA, 2005).
Referências
Melquisedeque Shaloon Bento da Silva Gomes; Edgard de Macedo Silva , "7 semana de ciencia