Reino Animal
O reino animal ou animália (Metazoa) é composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento, sendo portanto, uma característica muito marcante que os diferem, por exemplo, do reino vegetal (Plantae). Além disso, são seres sensíveis, uma vez que apresentam sistema nervoso e muscular, visto que esse tecidos biológicos possuem capacidade de responder e interagir no meio ambiente em que vivem.
Não obstante, em sua maioria, os seres que pertencem ao reino animal possuem capacidade de locomoção, sendo divididos em animais vertebrados, ou seja, aqueles que possuem vértebras; e os animais invertebrados, de modo que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal.
Características do Reino Animal
Eucariontes (células com núcleo celular)
Heterótrofos (não produzem o próprio alimento)
Aeróbicos: (respiração aeróbica com presença de oxigênio)
Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados)
Possuem tecidos e órgãos
Pluricelulares (Multicelulares)
Existência de tecidos: nervoso e muscular
Presença de Celoma (cavidade embrionária)
Filos do Reino Animal
Dentre os animais vertebrados e invertebrados, o reino animal é subdividido em diversos filos, a saber: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, equinodermos moluscos, artrópodes, anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes.
Animais Vertebrados
Os animais vertebrados são pertencentes ao filo cordata, marcados pela presença da medula espinhal e coluna vertebral. São divididos em 5 categorias, a saber:
Anfíbios: Animais que passam por uma metamorfose corporal, uma vez que quando nascem possuem respiração branquial e quando crescem adquirem a respiração pulmonar, é o caso dos sapos, rãs e pererecas.
Répteis: Possuem respiração pulmonar e corpo coberto de escamas ou carapaça e vivem na água ou na terra, por exemplo, tartaruga, jacarés, lagartos.
Mamíferos: Corpo coberto de pelos e respiração pulmonar, as fêmeas dos mamíferos