Teorias em comunicção
Recepção
O receptor em foco
Desde a pesquisa sobre os efeitos provocados pelos meios de comunicação sobre o público (Communication Research) até os estudos de recepção em um sentido estrito, a temática da relação entre o receptor e a mensagem desperta interesse. Uma primeira observação se faz necessária para distinguir duas principais maneiras de conceituar o conjunto dos receptores, entendidos tanto do ponto de vista numérico, como do ponto de vista de um ator social. Portanto, é preciso diferenciar “audiência” e “público”.
O receptor em foco
O campo dos Estudos Culturais surge, de forma organizada, através do Centre for Contemporary
Cultural Studies (CCCS), diante da alteração dos valores tradicionais da classe operária da
Inglaterra do pós-guerra. Inspirado na sua pesquisa, The Uses of Literacy (1957), Richard
Hoggart funda em 1964 o Centro. Ele surge ligado ao English Department da Universidade de
Birmingham, constituindo-se num centro de pesquisa de pós-graduação da mesma instituição.
O receptor em foco
As relações entre a cultura contemporânea e a sociedade, isto é, suas formas culturais, instituições e práticas culturais, assim como suas relações com a sociedade e as mudanças sociais, vão compor o eixo principal de observação do
CCCS.
O receptor em foco
Os estudos culturais não dizem respeito apenas ao estudo da cultura. Nunca pretenderam dizer que a cultura poderia ser identificada e analisada de forma independente das realidades sociais concretas dentro das quais existem e a partir das quais se manifestam”(Blundell et al., 1993:2).
Deve-se, também, acentuar o fato de que os Estudos Culturais britânicos devem ser vistos tanto do ponto de vista político, na tentativa de constituição de um projeto político, quanto do ponto de vista teórico, isto é, com a intenção de construir um novo campo de estudos.
O receptor em foco
Frente à multiplicidade de fontes, e à diversidade de caixas de