Efeito Hall
Efeito Hall
Lúcio de SIQUEIRA
Paulo Henrique Costa SOUZA
Filipe CAVALCANTE
Taís CANANÉA
Rafael Rangel SZILLAT
IFBA – Turma Eng. Elétrica Materiais elétricos 2013.2
Salvador – BA
Resumo – Este trabalho apresenta a descrição do efeito Hall. Tal fenômeno, está relacionado ao surgimento de uma diferença de potencial em um condutor elétrico, transversal ao fluxo de corrente e um campo magnético perpendicular a corrente. O efeito Hall é de suma importância no estudo da condutividade, pois a partir do coeficiente de Hall pode-se determinar o sinal e a densidade de portadores de carga em diferentes tipos de materiais. O efeito Hall é a base de diversos métodos experimentais utilizados na caracterização de metais e semicondutores.
Palavras- chave: Efeito Hall, Material condutor, Condutor elétrico
INTRODUÇÃO
A descoberta e o estudo avançado do eletromagnetismo possibilitou mudanças extraordinárias que transformaram o mundo a o que conhecemos hoje. Graças a esses estudo pode-se notar exemplos indispensáveis no nosso dia a dia como o avanço dos computadores ou coletores de informação de alta precisão que foi uma das tecnologias que mais evoluíram no último século. Isso ajuda a novas descobertas tecnológicas e científicas além de melhorar a produção em indústrias devido alta precisão e qualidade, para atender-se as necessidades da população, proporcionada por essas tecnologias.
Um dos fatores que contribuíram para esse avanço foi a invenção do transistor, que baseia-se na tecnologia de semicondutores. É nesse contexto que o estudo dos semicondutores torna-se extremamente importante e a partir disso surge o Efeito Hall, que possui diversas aplicações na eletrônica e na indústria.
Tal efeito foi descoberto por Edwin H. Hall em 1879, durante experiências para medir portadores de carga e em sua homenagem o efeito recebeu seu nome.
Para o estudo do eletromagnetismo utilizam-se como pilares da fundamentação teórica, conceitos da