Sensorese magneticos

1889 palavras 8 páginas
Introdução

Nesse trabalho falei sobe sensores magnéticos. Ao decorrer dele podara-se ler sobre o que são esses sensores, como são constituídos, como funcionam, sobre sensores de Efeito Hall, o Efeito Hall, de algumas utilizações e de alguns arranjos. O sensor magnético mas conhecido e a Bússola, ela já era utilizada a mais de 4.000 anos pelos chineses.

Desenvolvimento

Sensores magnéticos, também conhecidos como reed switch, são sensores acionados a partir de um campo magnético geralmente proveniente de um imã permanente ou de uma bobina. Eles funcionam basicamente como uma chave liga/desliga e, portanto, são elementos importantes de uma infinidade de aplicativos que vão desde aparelhos de consumo até máquinas industriais. A forma mais simples de se fazer o sensoriamento magnético é através de uma bobina, mas existem elementos semicondutores próprios para isso que são os sensores de Efeito Hall.

FUNCIONAMENTO DE SENSORES DE EFEITO HALL
Prendendo-se um imã em qualquer peça móvel podemos detectar o movimento desta peça, medir a sua rotação ou ainda verificar a sua posição com a utilização de sensores magnéticos.

.Um sensor magnético mede com precisão a rotação do motor fazendo o acionamento das velas

Um sensor magnético preso a uma engrenagem permite medir com precisão rotação e controlá-la com a ajuda de circuitos eletrônicos externos.
Este são apenas dois exemplos de aplicações para sensores que podem detectar a passagem de um corpo que produza um campo magnético ou ainda sua própria presença estática
.

A forma tradicional de se fazer a detecção de um campo variável ou em movimento é através de uma bobina. No entanto, este tipo de sensor tem suas limitações, como por exemplo a dificuldade de sua elaboração se for muito pequeno e a necessidade de se enrolar uma bobina.
Hoje em dia, cada vez mais, em lugar destes sensores de bobina estão sendo usados dispositivos

Relacionados