MTC
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM ENFERMAGEM
BIANCA ALESSANDRA DE SANTANA SANTOS
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico no 1º período, sob orientação do Prof. Allan Ulisses Carvalho de Melo.
Paripiranga
Março de 2015
HALL. Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopoes Louro. 11. Ed., 1. Reimp. Rio de Janeiro: 2011.
RESUMO:
Stuart Hall foi um teórico cultural e sociológico Jamaica que viveu e atuou no Reino Unido. Ele foi presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 1995 e 1997. Hall deixou o centro em 1979 para se tornar um professor de sociologia na Open University. Stuart Hall é reconhecido por expandir o escoto do estudos culturais para lidar coma raça e gênero, além de ajudar a incorporar nova ideias derivadas do trabalho de teóricos franceses. A questão da identidade está sendo discutida na teoria social. A assim chamada “crise de identidade “ é vista como parte de um processo mais amplo de mudança. Stuart Hall faz concepções e traz indagações a cerca do tema abordado. Hall tenta definir sujeito e traz a mudança do conceito de sujeito e de identidade do século XXI. Hall explica a transição do sujeito moderno para o contemporâneo. “A modernidade libertou o homem das tradições que eram divinamente estabelecidas. Hall diz que na história moderna, as culturas nacionais têm dominado a “modernidade” e as identidades nacionais tendem a se sobrepor a outras fontes. O sujeito moderno se depara logo com o