Trabalho sobre o fator humano
Universidade Vale do Acaraú – UVA
O fator Humano na Administração das Organizações
Edson Braga Pereira
Prof. Antônia
Canindé, Ce
2014
O fator humano nas empresas
Enxergar o ser humano dentro das organizações foi um fato que teve início no percorrer do séc. XX. O foco dos estudos científicos passou a ser voltado ao ser humano e seus comportamentos, dentre esses estudiosos estão psicólogos, sociólogos e antropólogos. As pesquisas visavam retratar como as relações dos seres humanos, de forma direta e indireta, modificavam as capacidades produtivas de tais, sendo um dos principais expoentes, que trabalharam nessa teoria, Elton Mayo,
Os estudos focavam o comportamento do ser humano, o que gerou a necessidade do surgimento da administração de “recursos humanos”, que apoia-se em embasamentos psicológicos, sociológicos e antropológicos, buscando compreender, de fato, de que se constituem as organizações e como estratégias voltadas para esse ramo poderiam ajudar ao desenvolvimento dos trabalhadores.
Ainda no mesmo século, a gestão de recursos humanos passou a enfatizar os cargos e suas tarefas, apresentando inúmeras limitações, apesar do seu desenvolvimento, como a falta de flexibilidade, a presença de recompensa injusta, conhecimento reduzido etc. Ainda hoje esse método é muito utilizado pelas organizações, ou seja, continuam voltadas para técnicas e procedimentos administrativos.
No século seguinte a historia muda, passa-se a se referir à gestão de pessoas e não à gestão de recursos humanos. Os departamentos de recursos humanos deixam de lado as funções técnicas administrativas das organizações e passam, de fato, a compreender o ser humano no trabalho. É ai então que é introduzido o conceito de administrar comportamento humano, buscando, por exemplo, adequar os colaboradores às exigências das organizações no âmbito comportamental.
Administrar recursos humanos não é mais,