O FATOR HUMANO
ISBN: 85-225-0221-8
Christophe Dejours, nascido em 1949 em Paris- França. É doutor em Medicina, especialista em Medicina do Trabalho, com formação em psicossomática e psicanálise. É também diretor científico do Laboratório de Psicologia do Trabalho e da Ação no CNAM de Paris.
Seu primeiro livro foi publicado na França em 1980 com o título Desgaste Mental- Um Ensaio de Psicopatologia do Trabalho, livro publicado no Brasil em 1987 com o título - A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. Durante essa época o foco de sua investigação era o conflito entre a organização do trabalho e o funcionamento psíquico. Porém, durante as pesquisas, Dejours e seus colaboradores detectaram que a maioria dos trabalhadores não era passiva aos constrangimentos organizacionais, apresentando defesas individuais e coletivas fazendo frente a esse sofrimento. Desta forma, Dejours se viu motivado a deslocar o foco investigativo das doenças mentais geradas pelo trabalho para o sofrimento e a dinâmica das defesas contra esse sofrimento. Seu enigma central passa a ser a normalidade. Ao deslocar o foco da patologia à normalidade, foi levado a propor uma nova nomenclatura para designar essas pesquisas, surgindo assim uma nova disciplina denominada análise psicodinâmica das situações de trabalho ou psicodinâmica do trabalho.
Foi nesse percurso de transição entre a psicopatologia para a psicodinâmica do trabalho, entre as diversas publicações de artigos, organização e participação em Seminários que Dejours, em 1995 publica na França Le facteur humain, traduzido como O Fator Humano, publicado no Brasil em 1997. Após 10 anos de sua primeira edição, estamos na 5ª edição, tal a relevância da discussão, do diálogo e porque não de uma controvérsia entre duas abordagens do fator humano: de um lado a falha humana, essencialmente usada