A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II
CURSO DE PEDAGOGIA
EMANUELLA SILVEIRA
LUCIANA MENDES
RAYSA QUEIROZ
RESUMO DO TEXTO:
A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA
São Luís
2013
EMANUELLA SILVEIRA
LUCIANA MENDES
RAYSA QUEIROZ
RESUMO DO TEXTO:
A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA
Trabalho apresentado na Universidade Federal do Maranhão no Curso de Pedagogia 1º período 2013/2 turno vespertino à Disciplina Fundamentos Econômicos da Educação, como pré-requisito para 3º nota.
Ministrada pelo Dº Romildo dos Santos Silva.
São Luís
2013
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma síntese do texto A produtividade da escola improdutiva que começa falando sobre a teoria do capital humano caracterizando o movimento interno dessa teoria, destacando o conceito de educação, no contexto do trabalho de Smith. Depois ele vem falando sobre o conceito de capital humano nas analises macro e micro econômicas, do que se aprende na escola e do que é funcional no mundo do trabalho e da produção. Relata sobre a analise que determina as variações na renda aos determinantes de rendimento escolar. E por fim falará sobre a concepção do capital em relação ao senso comum.
1 A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA
2.1 TEORIA DO CAPITAL HUMANO: O MOVIMENTO INTERNO
Buscamos, neste item, caracterizar de forma rápida o movimento interno da teoria do capital humano. Trata-se, como veremos, de um movimento que guarda em seu interior um caráter circular, um pensamento em “giro”, recorrente aos mesmos supostos, mas que se desdobra em linhas muitas vezes aparentemente contrárias. Apontaremos os diversos deslocamentos das abordagens.
2.1.1. O APELO DE ADAM SMITH E SEUS DISCÍPULOS
É quase um lugar comum entre aqueles que analisam os vínculos entre educação e desenvolvimento, educação e renda, educação e mobilidade social apoiarem-se em alguns