MERCANTILISMO E FISIOCRATISMO
A escola clássica teve que enfrentar as ideologias propostas pelas escolas fisiocratas e mercantilistas. Sendo que suas principais características envolvem a preocupação do crescimento econômico a longo prazo, como os excedentes seriam utilizados, o laissez-faire e a proposta do Estado mínimo, este último coincidindo com os fisiocratas.
2) Como você responderia à argumentação fisiocrata de que só a natureza multiplica riqueza?
Os fisiocratas tinham como ideologia a natureza como forma de produção máxima, a supervalorização da classe agrícola. Afirmavam ainda que a indústria nada cria, apenas transforma o material que é disponibilizado pela natureza. Já a ideologia neoclássica afirma que quando os produtos da natureza acabarem podem ser facilmente substituídos.
3) Qual a inconsistência da política mercantilista que preconizava exportar mais do que importar?
A inconsistência se dá pelo fato de que, se todos pensarem somente em exportar seu produto, iremos nos deparar com o seguinte problema: não haverá a quem vender. E, também, outro ponto de extrema importância: nenhum governo detém o poder de produzir tudo o que sua população necessita, há a necessidade de importar certos produtos. Percebemos essa inconsistência ao nos deparar com a ideologia de Estado Máximo, defendida pelos mercantilistas; o nacionalismo exacerbado e grande intervenção do Estado nas políticas comerciais.
4) Disserte a respeito das principais preocupações da escola clássica.
Entre as preocupações da escola clássica estavam:
• Distribuição de renda entre as classes sociais: a ascensão se dava pelo acumulo de capitais.
• Crescimento econômico de longo prazo.
• Classes produtivas e improdutivas.
• Preocupação como destino dos excedentes: na mão dos latifundiários era destinado a bens supérfluos (produtos importados, por exemplo), no poder dos capitalistas significava desenvolvimento econômico e