Economia
Economia é a Ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade escolhem empregar os recursos produtivos que são finitos em uma sociedade com necessidades ilimitadas, procurando responder a quatro questões fundamentais: o que produzir, quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
Conceito.
A palavra “Economia” vem do (grego oikos = casa e nomos = administração), sendo a ciência que estuda o emprego de recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, pelos indivíduos e pela sociedade.
Ao conceituarmos Economia, poderíamos dizer que basicamente seria a noção dos preços e salários determinados pela interação entre curvas de oferta e demanda. Podemos destacar dois agentes fundamentais atuando nesse sistema, sendo a uma: as empresas, produzindo bens e serviços e a outra as famílias: comprando esses bens e serviços.
Procura analisar os custos e os benefícios das alternativas disponíveis para o crescimento da sociedade. Tendo como objetivo estudar a forma mais eficiente e justa de satisfazer as necessidades humanas e melhorar o padrão de vida da coletividade.
Principal problema Econômico.
O ser humano, por natureza, nunca está satisfeito com o que possui e sempre deseja mais, caracterizando a evidência da vida em sociedade e do sentimento de individualismo dos indivíduos. Tal fator torna as necessidades humanas infinitas e ilimitadas, tornando a necessidade evidência clara do problema Econômico.
Como resposta, a economia tende a suprir a necessidade da sociedade, utilizando-se dos fatores de produção (Terra, Capital e Trabalho) para fabricação de bens e serviços. Contudo, tais recursos são finitos e limitados, transgredindo com as necessidades ilimitadas da sociedade, causando ai o problema principal da Economia. Tal fato, podemos observar até mesmo na sociedade mais rica que possamos imaginar, pois sempre os fatores de produção serão escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços