Relatório Biofísica
O presente trabalho visa relatar as observações das apresentações de cada grupo realizadas em sala de aula.
Sendo que as apresentações foram divididas em seis grupos, onde cada grupo ficou com um tema a ser abordado.
Encontram-se descrito neste trabalho as minhas anotações do que foi entendido em cada apresentação.
2- DESENVOLVIMENTO
O primeiro grupo abordou o tema: “Estruturas Supramoleculares”, onde primeiramente fizeram a apresentação do grupo e assim começaram a falar o conceito de Estruturas Supramoleculares, que é definida como a “química dos arranjos moleculares e das ligações intermoleculares” e está interessada em entidades de grande complexidade que resultam da associação de duas ou mais espécies químicas mantidas unidas por forças intermoleculares.
Compostos Supramoleculares
Pode-se distinguir em três níveis de organização estrutural: a estrutura primária (a nível molecular), a estrutura secundária que consiste na associação de moléculas e a estrutura terciária que é o empacotamento cristalino das entidades supramoleculares.
Membranas Biológicas
As membranas não são estruturas contínuas, mas sim organizações moleculares;
Através das membranas realizam-se trocas materiais e energéticas, controladas e seletivas;
Bioeletricidade
É a energia captada diretamente das plantas, roubo de elétrons, cloroplasto e Nanoenergia.
Biopotenciais
É o nível de atividade de um determinado órgão medido em eletricidade. Através da captação e análise destes sinais podemos detectar patologias.
Bioeletrogênese
Considera-se que um ser humano está vivo, quando está em atividade biológica, física, química e elétrica e mais recentemente eletromagnética.
O segundo grupo abordou o tema: “Energia no Corpo Humano”, onde falaram rapidamente sobre esse tema. Disseram que o consumo de energia por uma pessoa adulta– na forma de alimentos - é de