relatorio biofisica
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Medicina
Preparo de Soluções
Natália Leite;
Lucas Alves;
Rebeca Carlström.
Módulo Bases Anatômicas e Funcionais I – Biofísica
Recife, 2014
Discussão
Cloreto de sódio
Solução de azul de metileno 6 mM
Vidro de relógio
Espátula
Balança
Bastão de vidro
Bequer
Balão volumétrico
Frascos de acondicionamento
Etiquetas
Pipetas de vidro
Aua destilada
De acordo Júlio de Mesquita, do Curso Técnico em Química do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), “solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias”, e diluição de soluções consiste em “adicionar a ela uma porção do próprio solvente puro”.
No experimento, foi possível verificar a aplicação desses conceitos, uma vez que o resultado esperado foi a preparação de soluções de NaCl de de Azul de Metileno, ambas com concentrações específicas. Essas concentrações foram dadas em Molar, que segundo Jaime de Souza Jr. do Curso de Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), equivale a concentração de 1 mol do soluto por litro da solução.
Para a realização dos experimentos, foi necessária a utilização dos seguintes equipamentos do laboratório, seguidos por suas definições de acordo com Monique Quima do Curso de Farmácia no Centro Universitário Celso Lisboa: Vidro de relógio (usado em análises e evaporações), Espátula (usada para transferência de substâncias sólidas), Balança Digital http://www.ebah.com.br/content/ABAAABrxwAG/vidrarias-equipamentos-laboratorio - monique http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfxT4AI/uso-molaridade-13-06-2013 - jaime http://www.ebah.com.br/content/ABAAABRyAAD/analise-conc-simples-molaridade-normalidade - julio http://www.angelfire.com/wa/brasbeto/chemical/chemdata.html que se adequassem com a precisão do experimento realizado.
Os presentes resultados indicam a efetividade dos procedimentos utilizados, uma vez que utilizando os