Relatório Biofísica
Relatório sobre vídeo da luz
Aluna:
Professora: Margareth Mayer
Disciplina:Biofísica
Curso: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ( LB1) noite.
A retina do olho humano é sensível a radiação eletromagnética de uma faixa de comprimento de onda. O maior comprimento de onda da luz visível(aproximadamente 7,5.10 -7 da a sensação de vermelho. À medida que o comprimento de onda diminui, a sensação de cor vai pro alaranjado, amarelo, vermelho, verde, azul e anil até atingir o violeta, que contem o menor comprimento de onda ( aproximadamente 4,0.10-7 m). A esses comprimentos de onda correspondem aproximadamente as frequencias 4,0. 10 14 Hz ( luz vermelha) e 7,5.1014 Hz (luz Violeta).
Sob claridade normal, a sensibilidade visual do olho humano é maxima para radiação amarelo esverdeada.
A radiação infravemelha tem comprimento de onda intermediário entre o da micro-onda e o da luz vermelha, e constitue o chamado calor radiante.
A radiação utravioleta tem comprimento de onda menor que o da violeta visível. O sol emite grande quantidade de radiação ultravilota.
De acordo com o comprimento de onda, a radiação ultravioleta é dividida em tres faixas:
Utravioleta longo (UV-A), de comprimento de onda variando entre 4.10-7 m e 3.10-7 m, que é a menos energetica e está associada ao bronzeamento, pois estimula a produção um pinguimento chamado melanina, responsável pelo escurecimento da pele.
Ultavioleta médio (UV-B), de comprimento de onda variando entre 3.10 -7m e 2.10 -7 mais energética que a anterior, sendo a que provoca vemelhidão na pele.
Utravioleta curto(UV-C), de comprimento de onda variando entre 2.10-7 m a 4.10-9, é altamente energética, sendo em grande parte absorvida, na atmosfera superior , pela camada de ozônio que envolve a terra.
No vídeo vimos que existem determinados objetos que refratam a luz difusivamente, por isso eles podem ser vistos por refração difusa.