psicologia musical
Thenille Braun Janzen
Universidade Federal de Uberlândia thenillebraun@yahoo.com.br 2
Resumo: Múltiplas áreas de conhecimento têm focado a sua atenção no estudo sistemático da música no intuito de compreender a mente musical.
Dentre abordagens antropológicas, filosóficas, psicológicas, pedagógicas, etnomusicológicas, o campo das Neurociências têm desenvolvido estudos com o objetivo de conhecer como a mente processa as informações musicais relacionadas a ritmo, alturas, melodia, emoção, cognição musical, motricidade, memória, harmonia, performance, dentre outros, a fim de entender os processos anatomo-fisiológicos envolvidos na percepção, aprendizagem e cognição musical. Este artigo pretende apresentar bibliografias disponíveis no campo das Neurociências e Cognição Musical, abrangendo pesquisas nas temáticas: neuroplasticidade, treinamento e aprendizagem; memória; emoção; alturas; harmonia; melodia e ritmo.
Espera-se, portanto, disponibilizar dados que constituem-se pistas para entender a mente musical.
Palavras-chave: bibliográfica. Neurociências,
música,
mente
musical,
revisão
3
O campo de estudos da Música tem alargado as suas dimensões como forma de desvendar e compreender os processos cognitivos da mente musical. A busca por discussões mais profundas acerca do fazer musical não tem se limitado apenas aos conhecimentos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos,
estéticos,
históricos,
musicológicos
ou
pedagógicos. Cada vez mais tem sido necessário ampliar os estudos interdisciplinares para dar conta das questões relacionadas aos processos que envolvem as atividades musicais. Dentre os caminhos que algumas investigações têm tomado estão àqueles ligados a Biologia e Neurociências.
Partindo
de
pesquisas
interdisciplinares
e
utilizando-se
de
metodologias de investigação baseadas nas modernas técnicas de
imageamento