Finanças
Os projetos se iniciam quando surge uma oportunidade para criar um novo negócio. É neste contexto que surge a necessidade de uma análise de viabilidade, utilizada como apoio ao tomador de decisão sobre a decisão de implementação do negócio almejado. O estudo de viabilidade é uma ferramenta que abrange tanto a tomada de decisão quanto outras possíveis alternativas para um negócio seguir em frente. Assim, é necessário o fornecimento de informações aos possíveis implementadores; se o projeto é viável ou não, se há tem espaço no mercado para esse negócio, se o resultado final beneficiará os stakeholders e qual a melhor alternativa a se seguir.
Além disso, é preciso elaborar uma Análise Financeira. Existem riscos e retornos que o novo negócio pode trazer. É preciso saber quanto a empresa precisará investir no novo negócio e, também, precisa levar em conta a possibilidade de prejuízos. Portanto, de acordo com Tier (2004, p.23) “lucro e prejuízos estão relacionados como os dois lados de uma mesma moeda: para ter a chance de ganhar um dólar, é preciso assumir o risco de perder esse dólar”.
Para que possamos exemplificar o explicado anteriormente, a região do Alto Paranaíba, no município de São Gotardo, possui agricultura diversificada com aplicação de alta tecnologia. Dessa forma, encontra-se a oportunidade da criação de uma empresa prestadora de serviços voltada para beneficiamento do alho. O alho passa por várias etapas: planejamento; seleção de sementes, preparo de solo, plantio, irrigação, tratos culturais, colheita e pós-colheita. É nesta última que se encontra o beneficiamento do alho, onde o mesmo é limpo. Esta limpeza consiste no corte da rama acima do bulbo e das raízes, visando torná-lo próprio para a comercialização. O alho é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais, além disso, possui um ótimo valor nutricional possuindo vitaminas A, B2, B6 e C.
II - Objetivos
Geral: Analisar a viabilidade da implantação de uma