Finanças
No auge da crise financeira, no segundo semestre de 2008, Warren Buffet qualificou a crise do mercado de “um Pearl Harbor da economia” (apud Linda Shen e Andrew Frye da Bloomberg em matéria reproduzida no Jornal Valor de 25 de setembro de 2008, página C2). No início de 2003, Buffet afirmara que derivativos seriam “armas de destruição em massa, portanto perigosos, agora latentes, mas que são potencialmente letais” (Warren Buffet, na carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway Inc, em 21 de fevereiro de 2003). Discuta se é possível associar as finanças às atividades de guerra ou se Buffet apenas usou uma linguagem figurada. Sustente sua informação com a descrição de um exemplo real na área internacional.
Resposta: Se for um país forte economicamente ele empresta dinheiro, equilíbrio econômico gera paz. Países com poder econômico tem sua sustentação financeira.
Questão 2:
O cineasta Michael Moore escreveu, dirigiu e produziu o documentário “Capitalismo: uma história de amor” (Capitalism: a love story, 2009). Salientando uma ausência de parentesco, Michael Moore entrevistou Stephen Moore. Este foi apresentado como sendo um colunista e membro do conselho editorial do “The Wall Street Journal”. Stephen Moore expôs que:
a) Considerando os debates em “Finanças Internacionais”, comente se Stephen Moore pode, de fato, dissociar “capitalismo” de “democracia”.
Resposta: É fato dissociar sim, por exemplo a china tem capitalismo. b) Discuta se existe a possibilidade de realizar uma operação em finanças que venha a restringir a liberdade de alguém, ainda que em um ambiente democrático
Resposta: Pode sim, restringe a liberdade num ambiente democrático e liberal.
Questão 3:
Explique as relações de poder que se estabelecem entre credor e devedor. Explique dois tipos distintos de punições financeiras as quais estão sujeitos os devedores inadimplentes. Indique um exemplo real que tenha marcado as relações de poder entre credor e devedor.