Trabalho RH
NÚCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO – MBA GESTÃO DO LUXO
TRABALHO PARA AVALIAÇÃO DE APROVEITAMENTO
ENTREVISTA COM UM GESTOR DE RH
Stephanie Birman
(matrícula: 2114101977)
Professora Denise Delboni
São Paulo
2015
1. Empresa escolhida: DIAGEO, Empresa multinacional, líder em bebidas premium no mundo, com um portfólio de marcas reconhecidas, incluindo Johnnie Walker, Smirnoff, Ciroc, Ketel One, Baileys,Tanqueray e Guinness.
2. Entrevista com: Coordenadora de RH (Capabilities) – Viviane Pereira
3.Principais problemas na gestão de pessoas:
3.1. Dificuldade da liderança em delegar as atividades para os subordinados (Liderança centralizadora).
3.2. A nova liderança alcança esse cargo cada vez mais cedo, podendo nem sempre ter os conhecimentos e maturidade necessária.
3.3. Dificuldade da liderença em manter a consistência dos planos de longo prazo, impactando no direcionamento dos subordinados.
4. Políticas da área de RH
4.1. Recrutamento e Seleção
- Política de contratação de mão de obra temporária: A contratação de mão de obra temporária deverá obrigatoriamente obedecer a pelo menos 1 dos seguintes pré-requisitos:
a) Necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente – exemplos: substituição de funcionário em férias ou em licença.
b) Acréscimo extraordinário de serviços: situação em que sazonalmente a empresa tenha uma demanda tal que se faça necessária a contratação de mais mão de obra em caráter temporário.
- Política de contratação de prestadores de serviço / Terceirização: Tem como objetivo normatizar a contratação de prestadores de serviço, nesta política denominados “Terceiros”.
A legislação permite a contratação de prestação de serviços ligadas às atividades-meio da empresa desde que sejam observados a inexistência de PESSOALIDADE e SUBORDINAÇÃO:
a) Ausência de PESSOALIDADE: a contratação feita é relativa ao serviço prestado, independente de quem (pessoa que) o realiza.
b) Ausência de