RESUMO DE BIOLOGIA
-Fixismo: a maioria dos naturalistas do século XIX aceitava essa concepção segundo a qual as espécies de seres vivos não se alteram ao longo do tempo. As espécies atuais de seres vivos seriam as mesmas que existiram no passado, embora pudesse haver pequenas variações entre os membros de uma espécie.
-Criacionismo: doutrina que atribui o surgimento das espécies biológicas a um ato divino de criação, como descrito na bíblia(aceito pelos naturalistas também ).
-Evolucionismo: possibilidade de os seres vivos se modificarem ao longo do tempo, originando novas espécies(essa teoria foi sendo aceita ao longo do século XIX). Ideias evolucionistas de Lamarck
-Lamarckismo: ideias e pressupostos da teoria evolucionista de Lamarck
- De acordo com o Lamarckismo, cada espécie atual de ser vivo surgiu por transformações sucessivas de uma forma primitiva originada de matéria não viva. Acreditava que formas primitivas de vida surgiam por geração espontânea, em diversos momentos da existência da Terra, e que elas se modificavam ao longo das gerações, em virtude de uma suposta tendência da natureza em aumentar sua complexidade.
-Lei do uso e desuso: O ambiente pode forçar a mudança de hábitos de um organismo, levando ao desenvolvimento exacerbado de certas estruturas e à atrofia de outras, em função do uso e desuso dos órgãos.
-Lei da transmissão das características adquiridas: Exemplo do desaparecimento completo das pernas das serpentes. A adaptação a um modo de vida rastejante teria levado os ancestrais das serpentes usarem cada vez menos os membros locomotores, característica que seria transmitida às descendências ao longo das gerações.
Ideias evolucionistas de Darwin
-Seleção natural: Darwin deduziu que a natureza exerce uma seleção sobre as espécies selvagens mais bem adaptáveis às condições ambientais reinantes. Eles tendem a deixar proporcionalmente mais descendente, que contribuem