Resumo de biologia
Características gerais dos seres vivos.
Quando olhamos para uma pedra reconhecemos que ela é um ser não vivo, mas quando olhamos um animal ou uma planta reconhecemos que ela é um ser vivo.
Composição Química.
Nos componentes não vivos, os elementos químicos são mais abundantes: oxigênio (O), silício (Si) e alumínio (Ai).
Nos componentes seres vivos, os que aparecem com mais frequência: Carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N) e em menor quantidade: fósforo (P) e enxofre (S).
O carbono é elemento fundamental para a formação de substancias orgânica. Os ácidos nucleicos contêm as informações genéticas dos seres vivos: DNA e RNA.
Nos seres vivos, além da substancias orgânicas existem as inorgânicas, representadas principalmente por água e sais minerais.
Organização celular.
Nos seres vivos as substancias orgânicas encontram-se associadas e juntamente com as substancias inorgânicas, foram uma estrutura muito complexa, a célula, que é a unidade morfológica e funcional dos seres vivos. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células.
Seres formados por uma única célula: Unicelulares (Ex: amebas).
Seres formados por muitas células: Multicelulares ou pluricelulares (Ex: plantas e animais).
Os vírus são formados por uma capsula proteica envolvendo uma ou mais moléculas de ácidos nucleicos, já que não tem estrutura celular.
Reprodução.
Há dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.
Assexuada apenas um indivíduo participa do processo e origina indivíduos idênticos a ele. A genética não muda ao longo do tempo. Não havendo a mutação (processo de modificação do material genético), os seres formados são geneticamente idênticos ao individuo inicial, chamados de clone.
Sexuada há participações das duas células, gametas femininos e masculinos, que se fundem, dando origem a um novo individuo. Semelhantes, mais não idênticos.
Metabolismo.
Responsável pela transformação