Português - Intertextualidade
Comunicação e Expressão Profª Denise Duarte Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
(DIAS, Gonçalves. Canção do exílio 1846)
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
(Hino Nacional Brasileiro) data oficial 1909
Minha terra tem macieiras da Califórnia
(...)
Nossas flores são mais bonitas
Nossas frutas mais gostosas
1
Aula 3 Intertextualidade
Mas custam cem mil réis a dúzia.
(MENDES, Murilo. Canção do Exílio.) 1930
A citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos dáse o nome de intertextualidade. Um texto cita outro com, basicamente, duas finalidades distintas: primeiro, para reafirmar alguns dos sentidos do texto citado; e depois, para inverter, contestar e deformar alguns dos sentidos do texto citado; para polemizar com ele.
Assim, um escritor, ao fazer uso da palavra, muitas vezes, recorre a textos alheios específicos para fundamentar sua fala, discordar da fala alheia, citar um conceito, aludir a um conhecimento coletivo ou ilustrar o que pretender dizer etc. Dessa maneira, estabelecese um diálogo entre dois ou mais textos.
A percepção das relações intertextuais, das referências de um texto a outro, depende do repertório do leitor, do seu acervo de conhecimentos literários e de outras manifestações culturais. Daí a importância da leitura. Quanto mais se lê, mais se amplia a competência para apreender o diálogo que os textos travam entre si por meio de referências, citações e alusões.
Dizse que