Resumo de Biologia
Digestão:
Mecânica: Pequenos fragmentos resultantes da quebra de blocos dos alimentos expõem maior superfície à ação das enzimas. No caso dos vertebrados é dada pela mastigação promovida pelos dentes.
Química: A quebra das grandes moléculas dos alimentos em moléculas menores dá-se por HIDRÓLISE (reação química com água) catalisada por enzimas digestivas genericamente chamadas de hidrolases.
Boca (pH neutro)
- Língua = Manejo do alimento, ajuda na deglutição e receptor químico. Serve também para empurrar o alimento e facilitar a mastigação. (Céu da boca = PALATO DURO)
- Dentes = Digestão mecânica
- Saliva = Água + Muco / Enzima digestiva (amilase) / Mistura aos alimentos e facilita na deglutição. / O pH da saliva tende a se manter próximo ao neutro.
Faringe
- Após a deglutição a epiglote fecha a abertura da laringe, impedindo a penetração dos alimentos nas vias aéreas.
Esôfago
- Ligação entre a faringe e o estômago possui movimento peristáltico (para empurrar para frente o que foi engolido)
Estômago
- Válvulas na entrada (cárdia) e na saída (piloro)
- Enzima pepsina que digere proteína. Essa enzima precisa de pH ácido. (A enzima é produzida na forma inativa e somente em presença do acido ela passa a forma ativa; A parede do estomago é protegida por uma camada espessa de muco. Quando ela apresenta falhas, A pessoa pode sofrer de gastrite que é uma inflamação ou de úlceras que é uma ferida seguinte da gastrite).
Intestino Delgado
- Duodeno (Finalizar a digestão) pH alcalino/Básico 8,0 . Neste processo é utilizado suco entérico, Suco pancreático e bile (Função da bili EMULSIFICAR GORDURAS como um detergente, não possui enzimas e apesar de ser PRODUZIDA NO FÍGADO e ATUAR no INSTESTINO DELGADO ela é armazenada na VESICULA BILIAR).
- Jejuno e Ílio (Absorção dos alimentos; Absorção de nutrientes presença de vilosidades e microvilosidades.)
Secreções digestivas:
Secreção digestiva pH Órgão Produtor
Local de