Balanço social e sua aplicabilidade
As empresas têm procurado responder a desafios, desenvolvendo esforços no sentido de tornar mais sociais suas tomadas de decisão. Nesse sentido, já se nota um crescente reconhecimento da necessidade de ampliar suas responsabilidades sociais e de redefinir seus papeis e suas missões na sociedade. Para tanto, busca-se um esclarecimento maior a respeito do conceito daquilo que se denomina responsabilidade social, além de se procurar desenvolver cuidadosa análise sobre a integração das preocupações sociais nos objetivos da empresa.
Nessa perspectiva, a implantação do balanço social deverá envolver necessariamente uma revisão profunda dos próprios objetivos da empresa, dentro do quadro de sua responsabilidade social.
A conceituação de responsabilidade social já teve várias nuances, na citação a seguir pode-se evidenciá-las. Oliveira (1984) observou que para uns, é tomada como uma responsabilidade legal ou obrigação social; para outros, é o comportamento socialmente responsável em que se observa à ética, e para outros ainda, não passa de contribuições de caridade que a empresa deve fazer. Há também os que admitem que a responsabilidade social seja, exclusivamente, a responsabilidade de pagar bem aos empregados e dar-lhes bom tratamento. Logicamente, responsabilidade social das empresas é tudo isto, muito embora não sejam somente estes itens isoladamente.
O mais importante é fazer o uso correto do balanço social no sentido estratégico do planejamento organizacional. Assim, deve-se tomar por base o resultado de um período e sua variação, para objetivar metas para os próximos exercícios.
2 TEMA
Aplicabilidade do balanço social.
3 JUSTIFICATIVA
Balanço social é um tema recente e que vem trazendo muitas discussões a respeito de sua divulgação. Além disso, trata-se de uma importante ferramenta de análise das responsabilidades sociais e ambientais das empresas, que vem crescendo cada vez mais juntamente com a globalização.