Neoplasias benignas da cavidade bucal
Os Papilomas são neoplasias benignas muito comuns na boca. Muito semelhantes aos fibromas, distingue-se eles pela irregularidade de sua superfície externa. Nódulos ou mais frequentemente, pápulas que se originam do epitélio de revestimento da mucosa bucal formando múltiplas projeções. Aparecem em qualquer região da boca e tem coloração semelhante à da mucosa ou ligeiramente esbranquiçada.
Papiloma
É outra lesão extremamente comum e representa uma resposta dos tecidos moles a um traumatismo de baixa intensidade e longa duração. Mordeduras e o hábito de exercer sucção ou pressão de um tecido mole contra um espaço fisiológico (diastema) ou provocado ( o espaço resultante de um dente extraído) respondem como principais agentes causadores dessas lesões.
Fibroma
São proliferações vasculares benignas constituídas de numerosos e pequenos capilares.
Podem variar sua apresentação clinica desde pequenas manchas até grandes nódulos.
De coloração avermelhada ou violácea, estes tumores geralmente envolvem a língua, o pescoço e os lábios. Alguns hemangiomas podem aparecer na mucosa gengival ou alveolar.
Se houver injúrias nessas lesões o sangramento pode ser extremamente intenso e de difícil controle.
Hemangioma
São manchas com coloração acastanhada.
Apesar de serem extremamente comuns na pele, sua aparição na mucosa bucal é relativamente rara.
A importância do nevo reside no seu diagnostico diferencial com uma patologia maligna a qual se assemelha muito; o melanoma maligno.
Nevo pigmentado
Tumores
Odontogênico
s
É um tumor odontogenico benigno, mas altamente destrutivo. A grande maioria destes tumores mostra-se multilocular ao exame radiográfico, mas lesões uniloculares também podem ser encontradas, fazendo com que o profissional possa confundi-las com cistos.
Este tumor geralmente está envolvido com dentes inclusos e cresce lenta e silenciosamente, sem sinais clínicos nos estágios iniciais. Pode causar