Trabalho Finalizado Protestantismo
O Protestantismo surgiu a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546), que não aceitava algumas práticas da Igreja Católica. O termo protestante não foi inicialmente aplicado aos reformadores, mas foi usado posteriormente para descrever todos os grupos que protestavam contra a Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” é substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.
Em 1517, explodiu o conflito decisivo que provocou o rompimento entre Lutero e a Igreja católica. Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a reconstrução da basílica de São Pedro, o papa Leão X autorizou a concessão de indulgências (perdão dos pecados) aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a Igreja. Escandalizado com essa salvação comprada, Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg as famosas 95 teses, em que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, como: A venda de indulgências; o acúmulo de capitais que a Igreja Católica inicialmente condenava, mas ela mesmo fazia isso, juntando altas somas de dinheiro (geralmente dos fiéis) e possuindo terras; a Igreja Católica possuía muito poder político, o que naquela época não deveria acontecer e também contra a atitude do Papa e seu abuso de autoridade.
Lutero também ia contra a divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de imagens, as missas em latim, entre outros.
A Igreja Romana ordenou que Lutero se apresentasse em Roma para responder às acusações de heresia, mas Lutero se recusou a mudar de opinião. A resposta do Papa à situação foi uma bula (ordem papal), ameaçando Lutero de excomunhão, caso não se retratasse. Em protesto, ele queimou publicamente a Bula e foi excomungado em janeiro de 1521.
Lutero, não voltando atrás, rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou