STRESS FATORES BIOPSICOSSOCIAIS
BIOPSICOSSOCIAIS
As transformações econômicas, tecnológicas e institucionais que vêm ocorrendo, principalmente nas três últimas décadas, têm impactado profundamente nas organizações, inclusive no que diz respeito à gestão de pessoas.
Tais mudanças têm gerado repercussões diferenciadas na saúde e na integridade do trabalhador. Na psicologia social, preconiza-se o estresse como um processo relacional e o que se busca é entender o porquê da variabilidade enquanto exposição psicossocial ou intensidade da resposta adaptativa, isto dentro do panorama explicativo das diferenças individuais.
O estresse só ocorre mediante a percepção de experiências que ultrapassam a capacidade do indivíduo lidar de forma satisfatória com a situação ou ainda quando as respostas do contato com o estressor extrapolam o nível de competência disponível para enfrentar a situação.
7 problemas que o estresse pode causar à saúde
• Perigo: O hipotálamo envia gatilhos químicos para os nervos e as glândulas suprarrenais, que liberam hormônios como o cortisol, que aumentam a pressão arterial e o açúcar no sangue. • O processo, claro, pode prejudicar a saúde se acontecer com frequência.
COMPULSÃO
Estudos têm relacionado o cortisol, hormônio liberado em períodos de estresse, à vontade de comer açúcar e gordura. A substância se liga aos receptores que controlam a ingestão de alimentos no cérebro.
Se você costuma descontar o estresse na comida, deixe lanches saudáveis e frutas sempre por perto
ARMAZENAMENTO DE GORDURA
Relação = estresse x ganho de peso.
Má alimentação durante os períodos de estresse, o cortisol também aumenta a quantidade de tecido adiposo.
Níveis mais altos de cortisol foram relacionados ao excesso de gordura abdominal. CORAÇÃO
Estresse x problemas no coração –
Ainda é incerta, mas um estudo recente na
Europa descobriu que pessoas que têm trabalhos estressantes são 23% mais propensas a ter um primeiro ataque cardíaco que as demais.
INSÔNIA
Estresse pode