APRESENTA O
O entes geométricos são conceitos primitivos e não têm definição. É através de modelos comparativos que tentamos explica-los. São considerados como elementos fundamentais da Geometria, e são:
Ponto.
Conforme já dito, não tem definição. Além disso, não tem dimensão.
Graficamente, expressa-se o ponto pelo sinal obtido quando se toca a ponta do lápis no papel. É de uso representa-lo por uma letra maiúscula ou algarismos, em alguns casos. Sua representação também se dá pelo cruzamento de duas linhas, que podem ser retas ou curvas.
Linha.
É o resultado do deslocamento de um ponto no espaço. Em desenho é expressa graficamente pelo deslocamento do lápis sobre o papel. A linha tem uma só dimensão: o comprimento. Podemos interpretar a linha como sendo a trajetória descrita por um ponto ao se deslocar.
O Plano.
É outro conceito primitivo. Através de nossa intuição, estabelecemos modelos comparativos que o explicam, como: a superfície de um lago com sua águas paradas, o tampo de uma mesa, um espelho, etc. À esses modelos, devemos acrescentar a ideia de que o plano é infinito. O plano é representado, geralmente, por uma letra do alfabeto grego.
Reta .
Pelas características especiais deste ente geométrico e sua grande aplicação em Geometria e Desenho, faremos seu estudo de forma mais detalhada a seguir.
A reta não possui definição, no entanto, podemos compreender este ente como o “resultado do deslocamento de um ponto no espaço, sem variar a sua direção”.
A reta é representada por uma letra minúscula e é infinita nas duas direções, isto é, devemos PARTIDO admitir que o ponto já vinha se deslocando
ARQUITETONICO
infinitamente antes e continua esse deslocamento infinitamente depois. Por um único ponto passam infinitas retas, enquanto que, por dois pontos distintos, passa uma única reta.
Por uma reta passam infinitos planos.
Da idéia de reta, originam-se outros elementos fundamentais para o
Desenho Geométrico:
SEMI-RETA - É o deslocamento do ponto, sem