trabalho de psicologia resenha
INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
DOCENTE: LENI XAVIER DA CONCEIÇÃO
DISCENTE: LUZANIL C. S. MARTINS
A DINÂMICA DOS GRUPOS: RESENHA
Lewin estudou a teoria dos grupos, dentre os temas abordados estão: coesão e padrão do grupo; motivos individuais e objetivos do grupo; liderança e realização do grupo; propriedades estruturais dos grupos.
As pessoas vivem, em nossa sociedade, em campos institucionalizados. Em alguns casos, a institucionalização nos obriga a conviver com pessoas que não escolhemos. A essa forma de convívio que independe da nossa escolha chamamos de solidariedade mecânica. Enquanto que a solidariedade orgânica é a forma de convívio na qual nos afiliamos a um grupo porque escolhemos nossos pares. Quando um grupo de estabelece, os fenômenos grupais anteriormente mencionados passam a atuar sobre as pessoas individualmente e sobre o grupo, é o que se denomina processo grupal.
A coesão grupal está ligada a certeza de fidelidade dos membros com o grupo.
O grupo operativo configura-se como um modo de intervenção, organização e resolução de problemas grupais, baseado na Teoria do Vinculo.
O fundamental nesta visão é considerar que não existe grupo abstrato, mas, sim, um processo grupal que se reconfigura a cada momento.
Silvia Lane detecta categorias de produção grupal, definidas como:
Categoria de Produção: a produção das satisfações de necessidades do grupo está diretamente relacionada com a produção das relações grupais;
Categoria de dominação: os grupos tendem a reproduzir as formas sociais de dominação;
Categoria grupo-sujeito: trata-se do nível de resistência à mudança apresentada pelo grupo.
Pode-se dizer que a construção das lideranças e do clima democrático ou autoritário depende da condição histórica e concreta do tipo de produção do grupo e de como ela se insere no contexto social.
Texto Complementar
A pesquisa analisou o processo de