trabalho de psicologia comunitaria resenha resumo fichamento
A resenha é caracterizada como um tipo de resumo crítico, mais abrangente e que permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero.
Para Andrade (1997), resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra, relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada.
Na elaboração de uma resenha crítica é necessário resumir o assunto, apontar as deficiências ou pontos que, no seu entendimento, poderiam ser mais bem trabalhados sem entrar em muitos detalhes e, ao mesmo tempo, destacar os pontos fortes com ponderação. A resenha deve ir direto ao assunto, alternando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. É sugerido que a resenha não seja muito longa, e que seja um texto corrido, isto é, não deve haver separações físicas entre as partes da resenha, como a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento.
No entanto a resenha apresenta divisões que vale a pena destacar. A mais conhecida entre elas é a resenha acadêmica. A resenha acadêmica se subdivide em, resenha critica, resenha descritiva e resenha temática.
Resumo
O resumo é uma produção textual clara e objetiva, onde é retirado do texto somente as partes de extrema relevância, isto é, as ideias principais do autor .
No entanto e preciso destacar que a finalidade do resumo consiste na necessidade de informações encontradas em livros, teses, artigos, entre outros, para que aja uma boa elaboração do resumo é preciso haver uma leitura minuciosa, análise e interpretação do assunto, apresentando um sumário das partes mais importantes encontradas no texto. O resumo pode ser dividido em três partes: Indicativo, Informativo ou Crítico.
É