Resenha psicologia organizacional e do trabalho
Keli Cristina de Lara Campos, Camila Duarte, Érica de Oliveira Cezar Azair & Geruza Oliveira de Aquino Pereira.
Psicologia: Ciência e Profissão (2011)
Resenha
No artigo as autoras argumentam sobre a importância da Psicologia organizacional e do trabalho, e o espaço que ela vem conquistando no contexto da profissão.
As autoras justificam tal importância através do resultado de um levantamento da produção científica produzida e publicada em periódicos nacionais de 1998 a 2009.
O artigo começa com a história da evolução da Psicologia organizacional e algumas das suas definições mais relevantes.
Na sua parte inicial o texto nos apresenta a trajetória que começa na chamada Psicologia Industrial, restrita a recrutamento e seleção, até os tempos atuais em que o profissional de Psicologia atua como facilitador e conscientizador dos grupos que compõem as instituições, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos e a dinâmica das empresas.
O referido levantamento da produção científica sobre Psicologia organizacional teve como base as publicações em periódicos nacionais indexados a três importantes bases de dados.
A amostra inicial foi composta de 619 artigos, sendo 116 deles os selecionados com base na relevância para o referido levantamento.
As autoras apresentam as categorias temáticas dessa seleção, totalizando dezenove tópicos, bem como os dados quantitativos provenientes da pesquisa.
Seis periódicos foram destacados por apresentarem um número expressivo de artigos publicados no período determinado para a amostra, e entre eles, o “Estudo de Psicologia” da UFRN foi o que divulgou a maior quantidade de textos sobre Psicologia organizacional. No entanto, no cenário nacional, São Paulo foi o que produziu o maior número de artigos, com um total de quarenta e quatro publicados, sendo que o segundo estado com maior número de textos sobre o tema foi o Rio Grande