Administracao de producao
Aulas 1 e 2 – 02 e 03/08/04
Administração da Produção e Operações “Eu sei que não vou acertar o futuro; aliás, eu seu que vou errar sobre o futuro. Mas eu não quero ser eliminado pelo futuro".
Peter L. Bernstein Livro: Desafio aos Deuses
A formação do administrador deve visar prepará-lo para o ambiente mercadológico de forma a que saiba buscar e proporcionar seu aprimoramento e crescimento e também da empresa em que atua. A Administração da Produção está ligada à essência da vida empresarial, uma vez que estuda e fomenta o ato de criação de produtos e serviços. Como definir a APO?
“Diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço.”
Daniel Augusto Moreira
Ou, também, com um pouco mais de rigor:
“Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços).”
Produção: Voltada para as atividades industriais, de manufatura. Operações: refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços.
Distinção entre Produtos e Serviços Característica Produto Estoques Padronização dos insumos Influência da mão-de-obra Padronização dos produtos Indústrias Físico Comuns Comum Média/Pequena Comum Empresas de Serviços Intangível Impossíveis Difícil Grande Difícil
Desafio da Administração da Produção: Reflexão:
Em 2020 (previsão), nos EUA, 4% dos trabalhadores estarão produzindo todos os produtos físicos (tangíveis), inclusive agronegócios e 96% da população ativa estará envolvida na prestação de serviços (bens intangíveis). Onde estão localizadas as melhores oportunidades de trabalho?
1
Curso de Sistemas de Informação Administração da Produção e Operações
Levar o administrador a extrair das máquinas, dos métodos e dos sistemas, a maior produtividade possível considerando as restrições