Resenha Psicologia Organizacional
Autora: Tânia Rossi Garbin
Publicação: Ouro Preto/MG, 2011.
Tema da Unidade: Aprendizagem e Aquisição de Novos Comportamentos: processo cognitivo da aprendizagem e análise de tarefa.
Título da resenha: Aprender para ser compreendido.
Apresentação
Dentro da análise da determinada temática é de se denotar que a mesma reveste-se de boa explicitação do tema, e sua abordagem é feita a partir de explicitações sobre conceitos existentes, significados, citações de renomados autores, além do conhecimento dos seus principais fundamentos teóricos, objetivando-se chegar-se com maior propriedade, à dados no que diz respeito ao processo cognitivo da aprendizagem e análise de tarefa.
“Quão importante é a conotação de uma explicação completa”
Tomando-se a partir da etimologia da palavra “aprendizagem”, a qual é derivada do verbo aprender, cuja origem vem do latim (apprehendere, “compreender”). Conceituando-a, existe uma diversidade bastante significativa referente à diferentes situações que o termo é utilizado. No entanto, os textos apresentados na unidade II não expressam, de maneira empírica, algumas indagações oriundas do próprio autor quanto ao seu tema. Durante a leitura da unidade II, percebe-se grande preocupação do autor em deixar claro sua proposta de concepção do assunto mas, o mesmo não exprimiu suas ideias sobre comportamento humano de maneira harmônica com o restante de sua desenvoltura contextual.
Segundo Bowdith e Buono (1992) “Um dos principais determinantes de como e porque um indivíduo assume e mantém certas formas de comportamento se baseia nos conceitos de sensação e percepção.” Ora, o autor exemplifica (quase que em primeira pessoa) alguns detalhes sobre comportamento, mas, não faz menção às noções, por parte do administrador público, em se obter percepção acerca dos indivíduos de uma organização e assim ficar apto à fornecer melhorias no ambiente.