Resenha de psicologia organizacional
José Carlos Zanelli
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
Zanelli é psicólogo diplomado pela UNB, fez especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, mestrado, doutorado e pós-doutorado na Universidade de São Paulo com foco nas ações de uma gestão estratégica. Autor de livros como “Estresse nas organizações de trabalho”, “Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho”
Bastos doutor em psicologia pela UNB é professor titular do ISP/UFBA em Salvador,na Bahia.Seus interesses de pesquisa são os vínculos do trabalhador com seu trabalho,processo de mudança e inovação com especial atenção ao modelo de gestão de pessoas. Autor de livros como “Psicologia, novas direções no diálogo com outros campos do saber”, “Psicologia,organizações e trabalho no Brasil” e ainda, em parceria com Zanelli escreve “O trabalho do psicólogo no Brasil.”
Resumo da obra:
Os autores começam o texto fazendo uma retrospectiva da Psicologia Organizacional e do Trabalho a nível histórico, relatam a atuação da psicologia e seu desenvolvimento internacional.
Associada a crescente industrialização nos países dominantes do cenário ocidental, a psicologia organizacional surge como campo de estudos e aplicação prática da atuação principalmente, em relação à critérios de avaliação, seleção de empregados para indústrias e militares para o exército. O desempenho no trabalho e a eficiência organizacional são fatores importantes considerados pelo psicólogo inserido nas organizações.
Walter Dill e Hugo Munsterberg eram psicólogos experimentais que ensaiaram os primeiros passos de aplicação do conhecimento psicológico no campo de trabalho. Munsterberg escreve “A psicologia e a indústria eficiente”, o que refletiu, por longo período,o interesse da psicologia aplicada ao trabalho voltado para