Resenha Descritiva Sobre os Coneitos de Psicologia Organizacional

1662 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSOR: ORLANDO
ALUNO: ADYSON VIEIRA

POR UMA ANTROPOLOGIA DA CONDIÇÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES

Há mais de um século, nossa sociedade é palco de inúmeras transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Mudanças que têm suas origens em épocas mais antigas (Braudel, 1979) e desembocaram sobre o acontecimento que o historiador e sociólogo americano I. Wallerstein qualificou de capitalismo histórico (1985), que se caracterizou pela ascensão da racionalização (Webwe, 1971), pela acumulação do capital (Marx, 1970), pela hegemonia das categorias econômicas (Polanyi, 1983), pelo desenvolvimento do individualismo (Dumont, 1983), pela obsessão do progresso (Rostow, 1964), pela urbanização (Castells, 1975) e pela explosão tecnológica (Ellul, 1964; Landes, 1975). Esta nova ordem social, em perpétuo movimento, viu também nascer e proliferar grande número de organizações (Presthus, 1978). Estas organizações formais tornaram-se um dos principais pontos de alavancagem e de estruturação individuais e coletias (Meyer e Rowan, 1977; Zucker, 1977) e por isso se transformaram em objeto de estudo, pesquisa e reflexão independentes (Chanlat e Séghuin, 1983, 1987; Morgan, 1986).
“Definindo brevemente, como escreveram recentemente dois autores de um manual americano, o comportamento organizacional é um campo que é orientado para o desenvolvimento da melhor compreensão do comportamento humano e que utiliza este saber para tornar as pessoas mais produtivas e mais satisfeitas nas organizações” (Mitchell e Larson, 1987:4).

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, UM CAMPO HETEROGÊNEO E UM DESENVOLVIMENTO ISOLADO
“O Interesse da psicologia organizacional pela motivação e sua falta de interesse pelo simbólico no trabalho caracterizam bem sua orientação tecnocrática. Os objetos de estudo abordam questões estreitas bem definidas, as respostas a estas questões constituem a base

Relacionados

  • LIVRO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1
    75815 palavras | 304 páginas