Homeopatia
Homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento, para evitar a agravação dos sintomas e estimular a reação orgânica na direção da cura.
A homeopatia, criada por Hahnemann, oriundo do grego homois,”semelhante”, e pathos,”sofrimento”, designa o método terapêutico baseado na lei natural de cura similia similibus curantur, ou seja, semelhante será curado pelo semelhante. A missão clínica do homeopata é prescrever substância que, quando utilizadas em pessoas sadias, produzam sintomas análogos aos da doença a ser combatida. Isso é realizado por meio de uma técnica especial, denominada dinamização, que permite reduzir os efeitos tóxicos da substância original e aumentar seu potencial curativo.
PILARES DA HOMEOPATIA
Lei dos semelhantes
Também chamada de princípio da similitude ou da analogia, a lei dos semelhantes foi utilizada empiricamente na medicina desde tempos remotos. Todavia, foi hahnemann o descobridor do seu mecanismo de aplicação e de sua utilização científica na cura dos doentes. A lei dos semelhantes é descrita como, qualquer substância capaz de provocar determinados sintomas em seres humanos sadios e sensíveis, em doses adequadas, especialmente preparadas, é capas de curar um enfermo que apresente quadro mórbido semelhante, com exceção das lesões irreversíveis.
Experimentação no homem sadio
Para a homeopatia a única forma de conhecer de maneira confiável os efeitos farmacológicos de uma substancia medicinal é experimentando no organismo humano sadio. Não são utilizados testes em animais, pois cada espécie apresenta uma reação própria, muito diferente da reação dos seres humanos, por serem distintas as suas constituições. Experimentação no homem sadio, também chamada experimentação patogênica, homeopática ou pura, é o procedimento de testar substancias medicinais em indivíduos sadios para elucidar os sintomas que iram refletir sua ação.