Resenha psicologia organizacional
Behaviorismo e psicologia organizacional
SANTOS, J. G. W., FRANCO, R. N. A . MIGUEL, C. F. Seleção de pessoal: Considerações preliminares sobre a perspectiva Behaviorista Radical. Psicologia: Reflexão e Crítia, 2003, 16(2), p. 235-243
A seleção de candidatos em uma empresa visa empregar pessoas com maior capacidade de aprendizado das novas tarefas, para trazer à empresa maior produtividade, mais lucros e menos gastos com treinamento e capacitação. Behavioristas fazem esta seleção analisando como um candidato se comporta em uma dada categoria, tendo em vista também o que tal candidato espera conseguir com a admissão.
Behavioristas radicais não aceitam o uso de testes psicológicos para medir a capacidade de candidatos a uma vaga, por não utilizarem definições mentalistas; preferem fazer uma analise das condições necessárias para que comportamentos esperados aconteçam. Mesmo dando preferências a pessoas que já tenham em seu repertório comportamental as características buscadas para atender a critérios pré-estabelecidos, os analistas do comportamento acreditam que sempre há possibilidade de aprendizagem de um novo repertório comportamental.
Os processos atuais de seleção de pessoas têm feito com que os candidatos que não foram escolhidos passem a acreditar que possuem uma deficiência em sua história de vida pessoal, o que, para os comportamentalistas pode ser apenas uma deficiência do próprio mercado de trabalho, por exemplo.
Se o comportamento operante pode ser modelado, e o