resenha PSICOLOGIA DA GRAVIDEZ trabalho
Maria Tereza P. Maldonado
Resenha Crítica
Psicologia
A importância da psicologia na gravidez
(Maldonado, Maria Tereza P. Psicologia da gravidez, parto e puerpério. Petrópolis, Vozes, 1976, 118 p) é um livro da psicóloga clínica Maria T. P Maldonado formada pela PUC-RJ, que explana e discute diversos aspectos psicológicos que ocorrem durante a gravidez. A autora parte do conceito de crise elaborado por Caplan, definido como perturbação temporária de um estado de equilíbrio, passando pelo parto e chegando ao puerpério (pós-parto). Como um todo, ela expõe a importância da medicina e psicologia na assistência à mãe, não só durante a gravidez e o parto como no pós-parto, defendendo que estas fases constituem um período de crise e também de transição existencial, necessitando serem acompanhadas.
No primeiro capítulo, a autora apresenta como a ideia do amor materno foi construída historicamente, tomando como base aspectos da cultura através do catolicismo junto à civilização ocidental que contribuíram para a mudança da figura materna na sociedade. Maldonado aponta para o século XVIII onde a mãe, como figura materna, assume a responsabilidade por cuidar e educar os filhos, onde a sociedade ocidental tornou-se mais aberta às emoções sob a influência das idéias iluministas, que colocaram novamente o homem em evidência. A psicanálise que começou a trabalhar também a ser estudada na época, contribuiu para reforçar a idéia de mãe/mulher pelos problemas e dificuldades dos filhos vendo a gravidez como fase de transição ou período de crise, sugerindo integração e amadurecimento.
Maldonado, estudando também a ambivalência afetiva (aceitação ou rejeição da gravidez), explica que ela se manifesta de diversas formas, especialmente durante o início da gravidez, onde durante o decorrer até o nascimento é divida em três trimestres. No primeiro trimestre, o feto não é concretamente sentido pela mãe e foram